5 Cuidados para prolongar a vida útil da bateria do veículo

5 Cuidados para prolongar a vida útil da bateria do veículo

Todos os motoristas concordarão que uma bateria descarregada inesperada pode causar uma grande dor de cabeça.

Embora fatores como condições climáticas adversas e a maneira como você usa seu carro possam afetar a vida útil da bateria do carro, é possível evitar que a bateria fique descarregada prematuramente.

Assim como os pneus que precisam de verificação e cuidados para prolongar sua vida útil e adiar a compra de novos (caso precise comprar pneus novos ou pneus remolds, você pode usar cupom de desconto para pneus) ou graxa alimentícia, é preciso se atentar e realizar os cuidados necessários para o bom desempenho e durabilidade.

Confira em nosso site: Quais as vantagens de comprar bateria de carros pela internet?

Cuidados para prolongar a vida útil da bateria do veículo

Em média, as baterias dos carros duram entre três e cinco anos. Se você quiser evitar a necessidade de trocar o seu depois de apenas um ou dois, aqui estão cinco maneiras simples de ajudar a prolongar sua vida útil.

1. Teste regularmente a voltagem da bateria

Testar proativamente sua bateria pode potencialmente salvá-lo de uma avaria ou falha da bateria enquanto estiver nas estradas. Mecânicos qualificados poderão realizar um teste de bateria para você, mas também há um prático dispositivo doméstico disponível se você precisar concluir um teste entre os serviços do carro.

A maneira mais simples de testar a voltagem da bateria é usando um voltímetro. Se comprar um, os voltímetros digitais são os mais fáceis de usar. Para uma leitura mais precisa, complete o teste de voltagem pelo menos doze horas após o seu carro ter sido desligado.

Comece conectando o fio positivo do voltímetro ao terminal positivo da bateria e repetindo com o fio negativo. Você receberá então uma leitura de tensão. Uma bateria totalmente carregada geralmente exibe uma leitura entre 12,4 e 12,8 volts. Se a sua leitura de tensão estiver fora desses números, é provável que sua bateria exija uma inspeção profissional de um mecânico.

2. Não deixe seu carro sem uso por longos períodos de tempo

Se o seu carro estiver inativo por dias seguidos (ou se for usado apenas em viagens curtas), a bateria não terá tempo suficiente para recarregar.

Seu carro terá o melhor desempenho quando usado regularmente; portanto, se possível, faça uma viagem de 30 minutos pelo menos uma vez por semana para aquecer o motor e circular os fluidos do carro.

Se não for usado por algumas semanas, é provável que a bateria do seu carro precise de atenção na próxima vez que você dirigir. A melhor coisa a fazer é garantir que esteja totalmente carregada e verificar se os níveis de eletrólitos (óleo e água) estão corretos (se tiver tampas removíveis).

3. Limpe sua bateria regularmente

Sujeira ou umidade em uma bateria de carro pode causar vazamento através da caixa da bateria que pode causar um curto-circuito, que por sua vez pode acabar com a bateria. Essa sujeira superficial pode ser facilmente removida com uma esponja e um pano seco. Faça isso pelo menos uma vez por mês para evitar acúmulo.

Infelizmente, a corrosão nos terminais da bateria e nas braçadeiras da bateria é comum. Corrosão nos terminais e grampos de chumbo pode impedir o fluxo de eletricidade através da bateria, por isso é crucial que a sujeira ou acúmulo seja limpo para garantir a longevidade e a eficiência da bateria. Peça ao seu mecânico para limpar os terminais durante a manutenção, e se necessário, contate seu seguro de automóvel.

4. Quando o motor do seu carro estiver desligado, não use acessórios eletrônicos.

Manter os faróis e/ou luzes internas acesas ou ligar a ignição para acionar o sistema de infoentretenimento sem dar partida no motor pode esgotar a bateria. Isso ocorre porque o alternador do seu carro é desligado quando o motor é desligado, então os acessórios eletrônicos drenam a energia da bateria do seu carro.

Para evitar isso, adquira o hábito de verificar se tudo (o mais importante, suas luzes) está desligado toda vez que você sair do carro.

Além disso, não se esqueça de trancar o carro quando sair. Isso não é apenas para fins de segurança – o sistema de computador do seu carro ainda pode estar funcionando se você deixar o carro aberto, e isso pode esgotar sua bateria sem que você perceba.

5. Faça a manutenção do seu carro regularmente

Para evitar a chance de uma avaria inesperada, é melhor testar a bateria do seu carro profissionalmente. No seu próximo serviço de carro, peça ao mecânico para verificar se sua bateria está em boas condições e está carregando corretamente. Você também pode solicitar o serviço durante a manutenção preventiva.